Proporcionar mais estética e devolver as funções orais é um dos principais objetivos do implante dentário. Nesse procedimento é feita a substituição de um ou mais dentes que se perderam por meio da aplicação de um cilindro de titânio para a fixação de um dente. Mas você sabe como o procedimento ocorre? Neste artigo iremos esclarecer um pouco sobre o assunto.
Como funciona o implante dentário?
Os implantes dentários são próteses que passam a ser integradas ao osso dos maxilares, podendo ser tanto superior quanto inferior. Se trata de um suporte estável onde são aplicados os dentes artificiais, substituindo os naturais que se perderam. Por serem fixos, eles são higienizados dentro da boca, diferente das próteses móveis, proporcionando maior conforto e segurança ao paciente.
Uma das grandes vantagens do implante é que eles são muito mais confortáveis que as próteses móveis, além do paciente se adaptar rapidamente a ele. Para aplicação do implante não é necessário fazer o desgaste dos dentes naturais como no caso das pontes fixas.
Quem pode fazer o implante dentário?
Ao contrário do que muitos acreditam, o implante dentário não pode ser feito por qualquer pessoa. É necessário fazer uma avaliação antes do procedimento, pois as gengivas devem estar saudáveis e os ossos precisam sustentar o implante. Em muitos casos, antes de fazer o implante é necessário fazer um enxerto ósseo, pois a ausência dos dentes por muito tempo pode levar a uma absorção óssea.
Quais os tipos de implante dentário?
Atualmente, existem diversos tipos de implantes, mas separamos dois dos principais para você conhecer, são eles:
Prótese protocolo: Prótese total implantosuportada e implantoretida. Ela é fixa sobre 4 a 8 implantes. Para isso, a prótese é parafusada e retirada apenas pelo dentista. Ela é excelente para aqueles que não querem usar dentaduras e proporcionam uma excelente estética ao sorriso. Eles podem ser feitos em resina ou porcelana.
Implante ósseo integrado: eles são implantados por meio de procedimento cirúrgico diretamente no osso maxilar. O implante passar por uma osseointegração que pode durar cerca de 6 meses. Posteriormente, é feita uma nova cirurgia para ligar o implante ao meio bucal, nessa cirurgia, o profissional irá fazer a remoção da gengiva para aplicação do dente artificial.
Quanto tempo dura um implante dentário?
O implante dentário quando bem cuidado pode durar a vida toda. No entanto, é preciso que o paciente visite regularmente o dentista para fazer a manutenção.
Se você deseja recuperar a estética do seu sorriso por meio do implante dentário, entre em contato conosco e agende agora mesmo o seu atendimento.